Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre mais uma das startups que participou e foi destacada no programa de pré-aceleração – LISPA BOOST.
O BOOST é um programa de pré-aceleração do LISPA que tem duração de 3 meses, é uma iniciativa promovida pelo Banco Nacional de Angola (BNA), em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), cujo propósito é ajudar empreendedores e estudantes universitários que tenham uma ideia de negócio inovadora em desenvolvimento, e que precisam melhorar o seu desempenho e atuação no mercado.
No fim da fase 2 do programa, ocorreu mais um evento Demo Day, onde os empreendedores tiveram mais uma oportunidade de apresentar e defender a sua ideia, em 5 minutos, a sua perante um diversificado quadro de júri. Após a defesa e deliberação do júri, a startup destacada com o melhor desempenho foi a Estudante Carneiro, que foi premiada com 250k kz (duzentos e cinquenta mil kwanzas).
Após o evento, a Acelera Angola esteve à conversa com os com os fundadores:
Acelera Angola: Descreve a Estudante Carneiro
Equipa Estudante Carneiro: A startup foi criada com o objetivo de ajudar os estudantes, visto que muitas das vezes estes têm tido insucesso durante a fase em que estudam. O nosso público-alvo inicial foram os estudantes do 1º ano, e notamos que o índice de reprovação era muito elevado, para ajudarmos a mitigar este problema criamos a startup Estudante Carneiro.
AA: Porque é que estão a participar no LISPA Boost?
EC: Bem, nós decidimos participar no concurso do LISPA BOOST para adquirirmos mais experiência e também para conseguirmos um financiamento para continuarmos com os nossos projetos.
AA: Diga o que obteve como resultado por participar no programa?
EC: Nós obtivemos muito conhecimento, que vamos passar a utilizar daqui para a frente.
AA: Digam 2 benefícios que vocês poderiam destacar no programa?
EC: Participar no LISPA BOOST ajudou-nos a conhecer mais técnicas de validação, saber melhor quem é o nosso público, dessa forma nós achamos que foi muito benéfico participar até agora, e estes foram os conhecimentos que agarramos com mais força neste concurso.
AA: Vocês recomendariam o programa? Digam o porquê
EC: Sim, nós recomendariamos este programa porque a experiência tem sido muito boa. E é sempre bom aprender mais, “por mais que aches já sabes tudo, ninguém sabe tudo”, então recomendamos sim o LISPA BOOST, porque é um programa que de certa forma ajudou-nos com as mentorias, é muito benéfico para qualquer um que está a começar o seu próprio negócio.
AA: Descreva a experiência em uma palavra?
EC: Diria muito benéfico.
AA: Qual o uso que irão dar ao prémio do Demo Day?
EC: Nesta 2ª fase, iremos utilizar o prémio para comprar mais materiais, para continuarmos a produzir conteúdos, vídeo-aulas e … para continuarmos com o nosso objetivo, que é tornar o ensino inclusivo.
AA: Deixe uma sugestão
EC: Candidatem-se porque vai ser muito bom para vocês, vai ser uma experiência muito boa. Não fiquem acanhados, TENTEM! Mesmo que não ganhem o prémio (monetário), vão ganhar algo muito melhor, que é o conhecimento.
Para saber mais sobre as iniciativas do LISPA e o ecossistema de empreendedorismo e o ecossistema financeiro, consulte as redes sociais do Instagram, Facebook e o nosso website.